Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SENIORES DO HELIODORO VISITAM MARONIL E JC BATISTA
ResponderExcluirtropa sênior do Heliodoro esteve no último dia onze realizando uma atividade cultural interessante. A convite do Sr Maronil Marcos Martins nossos jovens fizeram uma visita ao seu ateliê.
Maronil é um dos grandes pintores artístico lageanos e produz obras no campo do surrealismo. Nossos seniores tiveram a oportunidade de ver suas obras e conhecer um pouco dessa escola artítica.
O pintor lageano explicou que sua visão artística procura retratar os fatos que presencia no seu dia a dia, especialmente as experiências de sua atuação como bombeiro.
As telas de Maronil Marcos Martins são definidas por ele como pinturas que mostram a realidade fora da realidade. As telas trazem como título, por exemplo, esquizofrenia, juízo final, rebus e inquisição. Alguns trabalhos em pirografia, do início da carreira do artista, que retratam paisagens serranas e mostram a evolução das obras.
As pinturas e charges não são criadas todos os dias, de acordo com Maronil é preciso inspiração para desenvolver os trabalhos de pintura e criação de charges. “A inspiração é o passo fundamental para desenvolver os trabalhos em telas e a criação de novas charges. Às vezes passo semanas sem pintar e criar nada. Quando me inspiro faço trabalhos excelentes”, revela o artista.
https://gehm69.wordpress.com/2011/06/19/seniores-do-heliodoro-visitam-maronil/
Exposição 250 anos de Lages no Espaço Cultural Angeloni
ResponderExcluirCultura 1
apap
De 08 a 30 de novembro de 2016 acontece a exposição 250 anos de Lages promovida pela Associação Planaltina dos Artistas Plásticos (APAP).
Participam os seguintes artistas:
Betto Fausel
Carmozino Souza
Jonas Malinverni
Katya Volkert
Maronil Martins
Tere Araújo
Visitação: das 09h às 22h