Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Exposição Sonhos e Realidade
ResponderExcluirO artista plástico Maronil Marcos Martins foi bombeiro militar por 30 anos, pinta desde criança e há 12 anos faz exposições de seus trabalhos que são inspirados em cada situação que viveu.
O artista conta que no início a pintura era apenas uma terapia. “Comecei pintando paisagens e flores, mas não era o bastante, então passei a mostrar nas telas todas as minhas emoções que até então estavam escondidas”, diz o artista.“Minha inspiração vem do meu cotidiano como bombeiro militar e expresso nas telas o que vivi, ou seja, sentimento de dor, de perda, de angustia das vitimas que ajudei a socorrer”, explica Maronil.
As obras de Maronil se destacam pela predominação da cor azul e de acordo com o artista, o uso desta cor foi justamente para deixá-las mais suaves. “Também me inspiro no que remete a ser surreal ou sobrenatural. Um universo paralelo, inquieto e que chega a ser sombrio, esta é a mistura que está retratada em cada obra.
As obras que compõem a exposição Sonhos e Realidade fazem parte do Circuito Cultural do SESC-Lages e estão expostas no Museu Thiago de Castro e Museu Maliverni Filho durante o mês de março.
Reportagem Revista Expressiva
http://revistaexpressiva.blogspot.com.br/2011/03/exposicao-sonhos-e-realidade.html
Todos nós sonhamos. Você pode sonhar com pessoas, sonhar com situações, sonhar com absurdos, enfim pode sonhar com qualquer coisa, mas sonha.
ResponderExcluirMesmo que você não se lembre, sonhou. Alguns sonhos são repetitivos, outros absurdos e outros até parecem verdade. Algumas pessoas têm facilidade em se lembrar dos seus sonhos, se não é este o seu caso siga estas dicas, simples, mas que funcionam:
– tenha sempre a mão lápis e papel
– anote seu sonho, logo ao acordar
– se não se lembra dos detalhes, procure anotar os tópicos principais
Existem “n” classificações para os sonhos, mas este não é nosso objetivo aqui.