Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
m comemoração ao aniversário de Lages, a Associação Planaltina dos Artistas Lages (Apap) está com uma exposição no espaço cultural do Angeloni até o final do mês de novembro. Como não somente de virtudes vive nossa querida cidade, também é necessário trazer luz as questões sociais, como a que está presente no quadro do artista Maronil Martins (foto acima).
ResponderExcluirO pintor explica que a obra surrealista representa o lageano à margem da sociedade. "Os excluídos, os mendigos, os moradores de rua, dependentes químicos. Na atuação como bombeiro militar eu os vivenciei, a maioria dos órgãos públicos não os aceitava... Eu os libertei nas telas", diz Maronil.
A tela, assim como a exposição, trazem uma reflexão nesse momento oportuno que é o aniversário do município, sobre o que a sociedade quer e espera para os próximos 250 anos.
Revista Visão - Foto: Maronil Martins/ Reprodução