Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CRIANÇAS FAZEM RELEITURA DA TELA DE MARONIL
ResponderExcluirAlunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) participaram de uma oficina cultural. O artista Maronil Martin dispôs um tempo para conversar com meninos e meninas aproximando-os com a arte. Os 13 estudantes participaram da pintura de uma tela sobre a lenda da serpente do Tanque. Maronil irá doar o trabalho para ficar exposto na escola.
Nesta quinta-feira (18), todos compareceram à Biblioteca Pública Municipal “Carlos Dorval Macedo” para verem como ficou a exposição dos desenhos a partir da tela do artista.
Kethelen Galdino Lemos conhece a lenda através da irmã, poucos meses mais velha. Na tela, a menina desenhou uma máscara de teatro. Ainda não tinha participado da pintura de uma tela junto a um artista. A ideia da integração surgiu a partir da exposição de 12 pinturas de Maronil na Biblioteca Pública, em agosto. Em comemoração aos 60 anos do local de estudos, o artista sugeriu que uma das telas fosse escolhida para compor o acervo permanente.
Aquela que retrata a lenda do Tanque foi doada. A pintura foi feita há seis anos e chamou a atenção da professora regente da turma, Viviane Piccoli. Ela tirou foto e levou para mostrar aos estudantes, já que estava trabalhando sobre o folclore. No conteúdo, a professora incluiu a lenda da serpente. Assim, cada criança fez uma releitura da tela através de desenho com lápis de cor e papel sulfite. Isso, em sala de aula.
Depois, Maronil visitou a turma e mostrou o seu trabalho levando outras telas. Daí, surgiu a ideia de expor os desenhos das crianças ao lado da tela de Maronil, na Biblioteca. O artista diz que os alunos estão orgulhosos de fazerem a primeira exposição. O desenho de um trem em movimento e da serpente na água é da Kethelen. “Não imaginava a dimensão que o trabalho ia tomar. Graças à tela, os alunos criaram e expuseram os desenhos”, conta Viviane. A professora ressalta que a iniciativa contribui para a valorização do artista e das histórias locais. “Procuramos envolver todos os conteúdos”, afirma.
A oficina cultural foi realizada na manhã de quinta-feira (18). Maronil levou uma tela e pintou a lenda da serpente do Tanque. Os alunos pintaram tudo o que eles quiseram. Maronil gosta de criança porque o que ela tenta aprender, aprende sorrindo. “Eles gostam de arte”, define o artista. Ele se reconhece nas crianças, pois desenhava e pintava em sala de aula também e se sente realizado quando professores o convidam para fazer um contato com os alunos.
A lenda da serpente
Uma mulher ficou grávida e para esconder, jogou o bebê no Tanque. O lugar, era onde as roupas dos coronéis e seus familiares eram lavadas. Também onde os tropeiros paravam para dar água aos animais. Mas a criança não morreu, transformou-se em uma serpente com a cabeça na Catedral e a cauda no Tanque. Nossa Senhora prendeu com os pés a cabeça da serpente, no dia em que ela conseguir se livrar, Lages será tomada por água.
JORNAL CORREIO LAGEANO
Disponível em http://www.clmais.com.br/informacao/43811/crian%C3%A7as-fazem-releitura-de-tela-de-maronil
ResponderExcluirA LENDA DA SERPENTE DO TANQUE...DIZ A LENDA QUE UMA GURIA FICOU PRENHA {GRAVIDA] SÓ QUE NAQUELE TEMPO ERA VERGONHA, ENTÃO PARA ESCONDER A SUA BARBARIDADE ,JOGOU A CRIANÇA NO TANQUE....ERA O LUGAR ONDE SE LAVAVA AS ROUPAS DOS CORONÉIS E SEUS FAMILIARES...E ONDE OS TROPEIROS PARAVAM PARA DAR ÁGUA PARA OS ANIMAIS,CAVALOS E MULAS, TROPEIROS ESSES QUE.. VINHAM DO RIO GRANDE DO SUL...PASSAVAM POR LAGES E SEGUIAM VIAGEM PARA PIRACICABA SP,..ESTRANHAMENTE A CRIANÇA JOGADA NO TANQUE NÃO MORREU, SE TRANSFORMOU EM UMA SERPENTE...A CABEÇA DA SERPENTE ESTA NA CATEDRAL E A CAUDA NO TANQUE E NO PERCURSO DO RIO CARAH.NOSSA SENHORA PADROEIRA DA CIDADE,CIENTE DO CRIME HORRÍVEL,PRATICADO PELA MÃE,,PRENDEU COM SEUS PÉS A CABEÇA DA SERPENTE NO DIA EM QUE A SANTA TIRAR O PÉ DA CABEÇA DA SERPENTE,LAGES VAI VIRAR EM ÁGUA,COINCIDENTEMENTE NO DIA EM QUE A SANTA É RETIRADA EM PROCISSÃO DA CATEDRAL CHOVE TORRENCIALMENTE. ESSA É A LENDA DA SERPENTE DE LAGES SC
ResponderExcluir