Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Secretaria da Educação do Municipio de Lages SC....Artistas locais são temas da Mostra de Artes da Secretaria de Educação
ResponderExcluir“Muitas vezes as escolas trabalham artistas de fora, como Van Gogh, Picasso, e deixam os locais de fora. Por isso trouxemos essa proposta, para valorizar nossa história.
— Terezinha Ataíde 17/11/2015 18:41
Artistas locais são temas da Mostra de Artes da Secretaria de Educação Praticamente todas as escolas municipais do ensino fundamental participam (Foto: Sandro Scheuermann)
Grandes nomes da arte da região serrana, como o pintor e escultor Malinverni Filho, as artistas plásticas Katja Volkert, Marlene Palhano, Rosa Werner e Ângela Waltrick, o pintor surrealista Maronil Martins e os escultores Alfeu Varela e José Cristóvão Batista foram inspiração para a terceira Mostra de Artes da Secretaria de Educação. Os trabalhos e releituras de todos os alunos participantes estão em exposição no ginásio do Centro de Artes e Esportes Unificados, a praça do CEU, localizada ao lado do Jones Minosso. A Mostra está aberta para visitação de estudantes e comunidade até quinta-feira (19) durante todo o dia.
Praticamente todas as escolas municipais do ensino fundamental participam, trazendo um pouco de sua realidade e a interpretação pessoal de cada aluno sobre os grandes artistas serranos. Foram meses de pesquisas e trabalhos em campo, inclusive com visitações a museus, monumentos e ateliers dos artistas, que abriram suas portas aos estudantes, para que eles pudessem vivenciar de perto o ambiente de criação de cada um deles. “Muitas vezes as escolas trabalham artistas de fora, como Van Gogh, Picasso, e deixam os locais de fora. Por isso trouxemos essa proposta, para valorizar nossa história”, diz a coordenadora Terezinha Ataíde.
Contato direto
Os alunos da Emeb Aline Giovana Schimdt, do bairro Guarujá, visitaram o atelier de Marlene Palhano e descobriram seu amor pelos gatos, que até lhe rendeu um livro, lançado este ano. Os gatos abstratos da artista tiveram releituras criadas pelos estudantes. “As crianças ficaram impressionadas com as obras, inspiradas nos dois gatos que Marlene tem em casa, o Van e o Gogh, em homenagem ao pintor. Muito interessante eles pesquisarem sobre os artistas e ainda ter a oportunidade desse contato com eles, pois na maioria das vezes estudávamos sobre pintores de outros países ou até que já morreram”, conta a professora de artes visuais Gisele Neto.
O professor Anderson Barros focou sua exposição principalmente nas obras surrealistas de Maronil. “Procuramos mostrar aos alunos de que forma esses artistas contribuíram para a cultura local e que eles podem ser tão bons quanto os famosos. Partindo daqui, que é o berço deles, poderão compreender melhor a arte em outras partes do mundo”, comenta.
Alunos participam de oficinas
Artistas locais foram convidados para ministrarem oficinas de arte aos alunos. Além de conhecerem a história de vida por trás daquelas obras, eles puderam aperfeiçoar seus desenhos, as criações em cima do tema e a ter mais intimidade com o pincel e técnicas com colagens e texturas.
Nesta terça-feira (17) foi a vez da artista plástica Katja Volkert, que focou no tema araucárias, bastante presentes em suas obras. “As oficinas são voltadas ao desenvolvimento da criatividade das crianças, mas principalmente incentivando os novos talentos. Temos muitos jovens talentosos nas escolas e na comunidade, seja na dança, na música ou nas artes plásticas, e às vezes não existem estímulos necessários para que desenvolvam seu trabalho”, diz Katja.
Galeria
Buscar notícias
Últimas notícias
Banco do Emprego apresenta resultados positivos neste ano
Décimo terceiro e folha de dezembro já estão na conta dos servidores
Prefeitura regulariza repasse de recursos ao Funrebom
Fundação Cultural deposita recursos para realização do terceiro Salão do Livro
Toni assina contrato com Caixa Econômica
A Lenda da Serpente do Tanque...obra de Maronil....
ResponderExcluirA LENDA DA SERPENTE DO TANQUE...DIZ A LENDA QUE UMA GURIA FICOU PRENHA {GRAVIDA] SÓ QUE NAQUELE TEMPO ERA VERGONHA, ENTÃO PARA ESCONDER A SUA BARBARIDADE ,JOGOU A CRIANÇA NO TANQUE....ERA O LUGAR ONDE SE LAVAVA AS ROUPAS DOS CORONÉIS E SEUS FAMILIARES...E ONDE OS TROPEIROS PARAVAM PARA DAR ÁGUA PARA OS ANIMAIS,CAVALOS E MULAS, TROPEIROS ESSES QUE.. VINHAM DO RIO GRANDE DO SUL...PASSAVAM POR LAGES E SEGUIAM VIAGEM PARA PIRACICABA SP,..ESTRANHAMENTE A CRIANÇA JOGADA NO TANQUE NÃO MORREU, SE TRANSFORMOU EM UMA SERPENTE...A CABEÇA DA SERPENTE ESTA NA CATEDRAL E A CAUDA NO TANQUE E NO PERCURSO DO RIO CARAH.NOSSA SENHORA PADROEIRA DA CIDADE,CIENTE DO CRIME HORRÍVEL,PRATICADO PELA MÃE,,PRENDEU COM SEUS PÉS A CABEÇA DA SERPENTE NO DIA EM QUE A SANTA TIRAR O PÉ DA CABEÇA DA SERPENTE,LAGES VAI VIRAR EM ÁGUA,COINCIDENTEMENTE NO DIA EM QUE A SANTA É RETIRADA EM PROCISSÃO DA CATEDRAL CHOVE TORRENCIALMENTE. ESSA É A LENDA DA SERPENTE DE LAGES SC Ver menos
— em Serra Catarinense - Lages
Comentários
Jonas Malinverni
Eles iam pra SOROCABA, não pra PIRACICABA. E a guria seria a filha do Correia Pinto. E ele que jogou a criança ......no tanque!! ''fofocas históricas''!!
· Responder · 4 a
Correto amigo Jonas as mulas eram destinadas a Sorocaba SP..Obrigado e um abração jonas.
ResponderExcluir