Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Rosângela Teixeira Psicologia Junguiana
ResponderExcluir2 de fevereiro às 08:40 ·
🧜♀️Hoje é dia de Iemanjá, a Rainha do Mar.
O arquétipo da Grande Mãe.
Aquela que concebe, acolhe, protege.
Uma linda mulher.
Forte, poderosa, bonita e sedutora como a mulher contemporânea.
Fecunda e conciliadora intervém a favor de seus “filhos”.
Independente de religião ou crença nos reunimos na praia na noite de Ano Novo para lhe levar oferendas e agradecer pelo ano que passou e pedir proteção pelo Novo que está por vir.
Iemanjá tem o poder de reunir todos os credos nessa noite.
Uma noite do dia 31 aqui na praia no Rio é o verdadeiro "religare" de Jung.
Em torno dela e de uma noite que é dela seus "filhos" reencontram a religiosidade, a de cada um.
Sem diferenças, “rezamos” olhando o mar com a certeza que ela está lá.
Mas não naquela imensidão a nossa frente, e, sim, no mar do nosso inconsciente coletivo, no lugar mais profundo do nosso Ser.
Arquetipicamente, a Rainha do Mar move a nossa fé.
Por isso, num dia de comemoração a Iemanjá, alguém deixou escrito numa barca na Praia Grande:
“Tenham fé! Tenham confiança! Iemanjá é uma esperança!
Iemanjá, Rainha do Mar, Grande Mãe generosa de todos nós nos devolva a esperança!
Mais do que nunca...
#jung #arquetipo #deusa #deusadomar #rainhadomar #simbolo #psijunguiana #inconsciente #iemanja
@rosangela.psi.teixeira
Museu Histórico Thiago de Castro
ResponderExcluir1 d ·
𝗧𝗕𝗧 𝗱𝗮𝘀 𝗮𝗻𝘁𝗶𝗴𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝗛𝗧𝗖- 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗲́𝗿𝗶𝗼 𝗪𝗲𝗯𝗲𝗿
O TBT de hoje faz uma singela homenagem a um dos maiores líderes religiosos de Lages;
Frei Silvério Weber atuou por muitos anos na Paróquia do Navio;
Paróquia que comemora em 2021 cinquenta anos de atividades;
Frei Silvério também foi um grande comunicador, com programas na TV e em rádio. Era reconhecido pelos confrades como "Missionário Comunicador";
Sua atuação na comunidade era caracterizada por sua presença marcante em prol das famílias, sempre com um sorriso cativante e fraterno;
Frei Silvério nos deixou em 4 de março de 2000.
A imagem foi uma doação ao acervo do Museu Histórico Thiago de Castro e representa um pouco do grande coração que o Frei compartilhava.
Paz e Bem a todos!
#museuhistoricothiagodecastro
#TBTdasAntigas #MHTC
#FundaçãoCulturaldeLages
#prefeituradelages
uma das maiores rupturas da cena Metal Mundial de uma das bandas que estavam em maior ascensão em 2005.Dark Memes Of Wonders
ResponderExcluir21 de outubro às 23:24 ·
Há exatamente 16 anos atrás, em 21/10/2005, Após a apresentação do Nightwish no Hartwall Arena, em Helsinque, que foi registrada para um CD e DVD ao vivo que seria lançado sob o título "End Of An Era", o tecladista Tuomas Holopainen entrega uma carta para Tarja informando que ela está fora da banda. Ela não abriu a carta no outro dia e quando desceu para comer nas dependências do hotel pela manhã viu a notícia pelo jornal local onde ficou em choque e retornou ao quarto de hotel pegou a carta na bolsa e leu imediatamente sem acreditar no que estava escrito (relata a própria em várias entrevistas). Ela imediatamente comprou uma passagem e veio para a Argentina com o Marcelo (seu marido) pois ela disse que não teria psicológico para enfrentar a mídia local e nem permanecer na mesma cidade que os caras da banda. Tarja disse que chorou por dias até estar pronta para enfrentar as coletivas de imprensa e dizer sua versão de todos os fatos, que ela mesma diz até hoje mesmo o tempo tendo passado como a maior apunhalada nas costas vindo de pessoas que ela considerava melhores amigos da adolescência. Ela se reencontrou com o Marco Hietala anos depois e conversaram sobre o ocorrido e o próprio pediu perdão a ela pela maneira como tudo foi conduzido e ela diz que está tudo bem entre os dois. Recentemente após a morte do pai do Tuomas ela entrou em contato com ele para dizer os pêsames apesar de todo o ocorrido e ambos disseram que estão em contato novamente mesmo que esporadicamente. Tarja diz hoje em dia que o passado é o que é e não tem como mudar, mas o presente/futuro ninguém sabe o que pode ocorrer quando perguntada sobre um possível reencontro da banda em sua formação original. E já são 16 anos de uma das maiores rupturas da cena Metal Mundial de uma das bandas que estavam em maior ascensão em 2005.
“O abraço é uma longa conversa que acontece sem palavras. Tudo o que tem de ser dito soletra-se no silêncio...”
ResponderExcluir“Diz-se que o nosso corpo tem a forma de um abraço. Talvez por isso a tarefa de abraçar seja tão simples, mesmo quando temos de percorrer um longo caminho. O abraço tem uma incrível força expressiva. Comunica a disponibilidade de entrar em relação com os outros, superando o dualismo, fazendo cair armaduras e motivos, cedendo, nem que seja por instantes, na defesa do espaço individual. Há uma tipologia vastíssima de abraços, e cada uma delas ensina alguma coisa sobre aquilo que um abraço pode ser: acolhimento e despedida, congratulação e luto, reconciliação e embalo, afeto ou paixão. Os abraços são a arquitetura íntima da vida, o seu desenho invisível, mas absolutamente presente; são plenitude consentida ao desejo e memória que revitaliza. Todos nos reconhecemos aí: em abraços quotidianos e extraordinários, abraços dramáticos ou transparentes, abraços alagados de lágrimas ou em puro júbilo, abraços de próximos ou de distantes, abraços fraternos ou enamorados, abraços repetidos ou, porventura, naquele único e idealizado abraço que nunca chegou a acontecer mas a que voltamos interiormente vezes sem conta.
No princípio era o abraço, se pensarmos no colo que nos nutriu na primeira infância. Essa foi, para a maioria de nós, a primeira e reconfortante forma de comunicação. Mas a necessidade de um abraço acompanha a nossa existência até ao fim. O abraço é uma longa conversa que acontece sem palavras. Tudo o que tem de ser dito soletra-se no silêncio, e ocorre isto que é tão precioso e afinal tão raro: sem defesas, um coração coloca-se à escuta de outro coração.”
José Tolentino de Mendonça
ADOTE UM ADULTO
ResponderExcluir" Adote um adulto e ensine-lhe coisas que ele já esqueceu.
Você pode adotar o seu pai, mãe, tio, um amigo, marido, namorado ...
O importante é encontrar alguém que precise de ser adotado, precise de voltar a ser criança.
É fácil reconhecer os adultos que precisam de ser adotados. Costumam ser: rezingões, mal-humorados e cheios de coisas para fazer.
São sérios demais, vivem a reclamar o que lhes acontece, não gostam de elogiar, não têm sentido de humor, não sorriem, não brincam e não são gratos à vida.
Se está próximo de um adulto assim, chegue perto, de mansinho e, com muita paciência,
vá-lhe ensinando como ser criança outra vez.
Faça um lindo desenho e ofereça-lhe de presente. Ensine-o a fazer as nuvens crescerem (na imaginação), aprender a gostar de carinho (comece com um abraço), a acreditar em anjos, dragões (conte-lhes uma história aonde ele será o herói, e matará o dragão feroz que existe dentro dele) e
a olhar o céu, só por um momento ...
O importante, será não desistir ...e lembre-se, o que é fácil para nós, pode ser difícil para eles.
Muitos esqueceram a criança que existe dentro de cada um.."
Elizabete Lourenço