Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
CURIOSIDADE E HISTÓRIA: (M.J.Lenzi)
ResponderExcluir_________________________________________________
"Boi de botas é a vovozinha..." Esta era a resposta que lageanos ainda crianças, como eu, davam aos que nos desafiavam na esquina. Somente depois de quase 30 anos, conhecemos a verdade e a causa do apelido que hoje nos envaidece e orgulha. A História cita os lageanos que desceram a serra para apoiar a revolução Farroupilha em Laguna, que durou menos de alguns anos e teve em Giuseppe Garibaldi e Anita, os grandes heróis daquele tempo. Davi Canabarro, um dos comandantes em plena revolução, teria comentado com nosso líder que : "estes homens são verdadeiros bois de botas", em vista de que usavam a força bruta para arrancar carretões dos atoleiros e usavam botas altas. (Couro amarrado com tiras até o joelho) Esta é a imagem "concretizada" pelo artista "Batista" em Lages, lá na rótula do Bairro Comte. (foto)
O discurso lageano mudou.
"Agora me chame de boi de botas de novo....e vou subir pelas estribeiras, deixando tua vovozinha de lado, tamo acertado? ."
Texto de Marcos J. Lenzi. Ver menos
— com Marcos J. Lenzi em Lages.