Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Passeio cultural na Uniplac com os alunos do 8 e 9 ano da EMEB Mutirao. Obrigada meus alunos, obrigada prof Roberta e prof Adriana. Parabéns ao artista Maronil Marcos Martins Maronil, pela exposição, não poderia deixar de comparecer, pois gosto muito do seu trabalho." (Professora Tania Antunes)
ResponderExcluirUNIPLAC.Universidade do Planalto Catarinense.
ResponderExcluir“Surrealismo de Maronil” na Biblioteca Universitária
Está disponível ao público na Biblioteca Universitária a exposição “Surrealismo de Maronil”, do artista Maronil Marcos Martins.
Nascido em Lages no ano de 1961, Maronil é um artista surrealista, inicialmente bombeiro militar, que em decorrência das tragédias, incêndios e acidentes vivenciados começou a fazer arte surreal. Entre seus temas preferidos estão a loucura, o limpo, a filogenia e a demonologia.
Nos últimos dez anos fez várias exposições individuais e coletivas na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do Sesc, Museu Malinverni Filho, Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb), Espaço Cultural Rita Maria, dentre outras.
Ele é artista do Circuito Cultural do Sesc Santa Catarina, escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo da TV. Brasil. Além disso, é ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali de Niterói, Rio de Janeiro.
A exposição está aberta para visitação na Biblioteca nos três períodos – manhã, tarde e noite