quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Lages - Artista plástico conquista medalha Salvador Dali

12 comentários:

  1. Sobre a Covid 19.Vamos ter empatia com as pessoas!
    Vamos nos cuidar, nos prevenir, usando máscara, lavar bem as mãos, álcool gel, cuidar da distância de no mínimo 1,50 m. evitar aglomerações desnecessárias e acatar todas as determinações da OMS.
    Se vc puder e tiver condições de ficar em casa na quarentena fique, agora respeite aquele pai de família que está passando necessidades básicas, como alimentos, materiais de higiene e limpeza e que já não consegue mais pagar água e luz.
    Se vc pode ficar em casa e tem condições, ajude pelo menos uma família. Falar pra ficar em casa é fácil, agora fique desempregado pra ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Revista Bula...Jair Bolsonaro ou Lula qual o mais repugnante.Fotos: J

    Veja bem: Lula e Bolsonaro têm mesmo algumas vidraças simbióticas em comum. Enquanto presidente da República, Lula, sob a égide da diplomacia e dos interesses econômicos, apoiava e se reunia com os mais diversos ditadores, tais como Muammar Kadafi, Mahmoud Ahmadinejad e Teodoro Obiang. Bolsonaro, que já homenageou ditadores mortos como Stroessner e Pinochet, faz o mesmo com Viktor Orbán, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e o presidente chinês Xi Jinping. Além disso, sempre que pode, ameniza os absurdos ocorridos no regime militar brasileiro e, desde quando não passava de um integrante do “baixo clero” do Congresso, costumava soltar rojões no dia 31 de março — aniversário do início da ditadura no país. Para cada pedalinho com nome de neto em um sítio, há um chocolate com laranja ou uma “rachadinha” correspondente.

    É óbvio que, na adoção de um ou de outro como patrono dos bons valores, não há vencedores entre os do povo, apenas lucro para os próprios “messias” populistas. A polarização é interessante para ambos e, no pior dos cenários, acaba servindo de condição de existência de suas próprias qualidades. Nessa trágica comédia da vida política nacional, ter senso crítico talvez signifique desprezar ambos em favor da própria saúde mental e da saudável convivência.

    No fim das contas, não gostar de Bolsonaro nem de Lula não é uma contradição em si. É, antes de tudo, um grito de liberdade. Entre mortos e feridos, salvam-se os iconoclastas.

    ResponderExcluir
  3. Debora Reis
    14 h ·
    Usarei uma máscara 😷 em público e ficarei a 2 metros de distância, não para mim, mas para VOCÊ. Quero que saiba que sou educada e inteligente o suficiente para saber que poderia ser assintomática e lhe passar o vírus. Não, eu não "vivo com medo" do vírus, só quero fazer parte da solução, não do problema. Não sinto que a mídia me controla. Sinto que sou uma adulta contribuindo para a sociedade e quero pedir aos outros que façam o mesmo. O mundo não gira à minha volta. Não é tudo sobre mim e o meu conforto. Se todos nós pudéssemos ter um pouco mais de consideração aos outros, este mundo inteiro seria um lugar muito melhor. Usar uma máscara e ficar a 2 metros de distância não me deixa fraca, assustada, estúpida ou até mesmo "controlada". Me deixa atenciosa, solidária, responsável e coerente com a situação. Imagine por um instante que alguém próximo e querido para você adoece e tem complicações. É como se a cortesia já não existisse. É sobre o amor de alguém..."

    Sinta-se livre para copiar e colar.
    Copiado de uma amiga do Facebook!

    ResponderExcluir
  4. Debora Reis
    2 de maio às 18:24 ·
    "Por que as aulas não podem retornar???? Lojas abertas, shoopings, empresas...por que não a escola? Onde vou deixar meu filho? Professor não quer trabalhar...e por ai vai. Vou tentar desenhar:
    - Ter um filho faz parte de um planejamento familiar, você não tem com quem deixar seu filho enquanto trabalha não é problema da escola, escola tem outra finalidade, aprendizagem, já ouviram falar?
    - Salas de aula tem no minimo do mínimo 20 alunos, com classes próximas umas as outras, e crianças não sabem manter distância, não brincar com o coleguinha, não compartilhar material, passar alcool gel na mão o tempo todo....
    -Na escola tem hora do recreio, impossível suspendê-lo porque as crianças não conseguem ficar 4 horas sem os minutos para brincar e elas não sabem brincar a distância
    -Na escola tem hora da merenda...eles também não sabem não dividir...até porque se trabalha muito com a questão do saber dividir.
    -As crianças vão ao banheiro e não é possivel fazer a higienização do mesmo o tempo todo cada vez que um deles usa. Não estamos falando de uma turma com 20 crianças, estamos falando de muitas turmad com muitas crianças..
    -Escola tem horário de entrada e saída...pais ou transporte buscam, é aglomeração no início e no fim.
    -Adolescentes nas séries finais ou Ensino Médio funcionam da mesma forma, eles podem até não brincar mais, mas namoram, se aglomeram, dividem o lanche, sentam próximos, ficam em rodinhas. ainda teriam muitos e muitos motivos pelos quais seria uma temeridade recomeçar as aulas agora...mas o texto já está mais que longo...me admira um pai pedir a volta as aulas e ter coragem de mandar seu filho a escola quando mais de 400 pessoas estão morrendo por dia no Brasil. Mas aqui não morreu nenhuma....recomecem as aulas se querem ver morte.
    Para o retorno seguro das aulas é preciso montar um plano muito bem estudado e elaborado, e sabendo que ele será falho pois estamos lidando com crianças e adolescentes...não é o momento, não é a hora...é preciso cuidar das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos educadores, da sociedade!!!! Tenho certeza que os governadores e prefeitos serão sensatos, não é questão política, é questão de saúde pública, é questão de salvar vidas, elas não tem preço!"
    - Via Katiusce Giacomelli

    ResponderExcluir
  5. Por Fernando César Amaral

    Há alguns dias recebi um paciente com falta de ar. Me paramento, examino. Muito chiado, esforço respiratório, sem falta de ar à saturação de oxigênio e reclamando de falta de apetite porque não sente o cheiro da comida há 3 dias. 57 anos, pedreiro, sem nenhum problema de saúde.
    Após uso de broncodilatadores, apresentou alguma melhora. Tinha tomografia em vidro fosco: Típico de covid 19. Coletamos teste rápido e pcr.
    Quando foi receber alta, na checagem de sinais vitais, pela primeira vez estava com a oxigenaçao e pressão baixa. Suspendo a alta.
    No dia seguinte, o médico que estava de plantão volta a usar broncodilatadores.
    No outro, eu volto ao plantão e os broncodilatadores param de fazer efeito. Ele está há 5 dias sem ver a família que vem todo dia receber notícia.
    Aviso que ele está grave e sugiro uma chamada de vídeo entre a família e o doente. Passo meu número pessoal. Levo uma bronca monstra da coordenação de enfermagem. Nem perdi tempo batendo boca.
    Ele conversa com eles em tom de despedida sem que eu falasse nada. A família chama sua atenção para que não falasse ddaquela forma e dessa vez quem não perde tempo batendo boca é ele. Desligamos.
    Ele piora MUITO rápido. Em menos de 2 horas intubei e coloquei em ventilação mecânica e em uso de drogas vasoativas para subir a pressão arterial.
    Sai o teste rápido: positivo para Covid 19.
    1 dia...
    2 dias...
    3 dias...
    Num plantão que atendi 2 pessoas em 24h, que tinha tudo para ser tranquilo, fiquei das 18 em diante acordada, em cima do leito.
    Ajeita parâmetro de ventilador, ajusta droga, entra ou não entra com corticoide? Colhe isso, aquilo. Faz gaso. Suspende dieta. Parâmetro de novo.
    Chega a família e eu "boto o gato no telhado". Deixo eles se despedirem pelo vidro da porta da sala de emergência.
    As 4:30 da manhã eu desisti. Nós desistimos porque não tínhamos mais o que fazer.
    Às 4:50 ele faleceu. O primeiro óbito da unidade. Toda a equipe em volta... ficamos falando com ele até ele partir. Deve ser horrivel morrer sozinho e de falta de ar.

    Às 5 da manhã eu vou tomar um café, uma água, respirar. Primeira vez que me desparamento: usar capote, faceshield, n95+máscara cirurgica, 2 luvas, capote e bota por tanto tempo é muito cansativo, quente e estressante, alem da situação em si.

    Ligo a tv e tem um bando de babaca pedindo o fim do isolamento.

    É como se tudo isso fosse em vão.

    Pra quem estamos aqui, mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Institutes of Health/EPA/Shutterstock
    Uma célula apoptótica fortemente infectada com coronavírus, em amarelo
    Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que as partículas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) podem permanecer até 16 horas suspensas no ar. O comportamento é completamente diferente dos vírus da mesma família que causaram as epidemias da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV).

    Leia também: Canguru é filmado em rua vazia de uma das maiores cidades da Austrália; assista

    Coordenado por Alyssa Fears, o estudo foi publicado no site "MedRxiv" e foi conduzido pela Universidade de Tulane em colaboração com a Universidade de Pittsburgh e com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid) do Instituto Nacional de Saúde (NIH).

    Os pesquisadores observaram que a transmissão do novo coronavírus através das gotículas no ar pode ser mais importante do que se acreditava até agora, pois os resultados mostram que "as pessoas infectadas com o Sars-CoV-2 são capazes de gerar um aerossol viral que podem manter os ambientes infectados por um longo período de tempo".

    Fonte: undefined - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2020-04-20/covid-19-virus-pode-permanecer-no-ar-por-ate-16-horas-sugere-nova-pesquisa.html?fbclid=IwAR0FMoOWed__rVQDXxz14xwlRlQRk_FuANQ-rSq2EKoKmXz2x_IExnsgKwQ...Os especialistas dizem que essa possibilidade deve ser considerada para fins de medidas de prevenção que estão sendo adotadas contra a doença.

    Os experimentos conduzidos dentro do laboratório, todos em situações controladas, mediram a persistência no ar das partículas virais encontradas nas gotículas em suspensão com um diâmetro variável de um a três milímetros.

    A análise em microscópio eletrônico indicou que tanto a forma, como as dimensões e os aspectos do Sars-CoV-2 são mantidos no ar e que "mantém sua infecciosidade quando está disperso no ar em curtas distâncias contrariamente aos outros dois coronavírus examinados", seja o que causou a Sars em 2003 ou a Mers em 2015.

    Leia também: Covid-19 lançará mais 5,4 milhões de brasileiros na extrema pobreza, diz estudo

    Segundo o portal "MedRxiv", o estudo publicado ainda é preliminar e está passando por validação de outros profissionais especialistas para verificar a precisão das informações coletadas na pesquisa.

    Fonte: undefined - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2020-04-20/covid-19-virus-pode-permanecer-no-ar-por-ate-16-horas-sugere-nova-pesquisa.html?fbclid=IwAR0FMoOWed__rVQDXxz14xwlRlQRk_FuANQ-rSq2EKoKmXz2x_IExnsgKwQ

    ResponderExcluir

  7. GRANDES MESTRES, INDEPENDENTE DE SUA RELIGIÃO, REVELAM, NA SIMPLICIDADE DA VIDA, O SEGREDO PARA SER FELIZ E FAZER FELIZ.

    A Igreja nos ensina desde os "Santos Padres", (para nossos leigos que eventualmente não tiveram a oportunidade de estudar teologia ou história do Cristianismo, entende-se por "Santos Padres" os grandes bispos, teólogos ou mistagogos que vieram logo após os Apóstolos até os fins dos anos 300 a 450, mais ou menos), e o Concílio Ecumênico Vaticano II retomou esta verdade e a proclamou especialmente nos documentos "Unitatis Reintegratio" que aborda a questão da relação da Igreja Católica com as outras Igrejas Cristãs; o documento "Ad Gentes" que fala da missionariedade da Igreja com os povos e a Declaração "Nostra Aetate" onde aborda a relação da Igreja com as religiões não cristãs, QUE TAMBÉM EXISTEM "SEMENTES DO VERBO", quer dizer da PALAVRA DE DEUS, nas outras Igrejas Cristãs e mesmo nas não cristãs.

    Dos Santos Padres que o Concílio recuperou vou apenas lembrar de Justino de Roma (ano 100 a 165) e Eusébio de Cesareia (263 a 339) que " viam nas religiões a presença de "sementes do Verbo" ao afirmarem que as religiões não cristãs têm raios daquela mesma luz que brilhou em plenitude em Jesus. O documento Ad Gentes reconhece a mediação salvífica das demais religiões, bem como que "nas demais tradições religiosas contêm e oferecem elementos de religiosidade que procedem de Deus". Resumindo, deduzimos pelo ensinamento do Concílio que "o que nas religiões não cristãs está de acordo com os valores do evangelho deve ser acolhido como "sementes do Verbo". Depois o Concílio termina afirmando que o Cristianismo , pelo evento Jesus Cristo, é depositário da plenitude da Revelação. Entretanto, ter a plenitude da Revelação não significa ter a exclusividade e nem ter entendido tudo"

    ResponderExcluir
  8. Fiz toda esta digressão para fundamentar um pouco porque sou tão fã de alguns grandes mestres da humanidade que não são cristãos, mas que nos ensinam muito e em seus ensinamentos encontramos verdades que estão profundamente de acordo coma Palavra de Jesus. Vejamos mais um ensinamento de Mahatma Gandhi:

    O ESPELHO DE GANDHI

    "Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:
    A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade".

    E Gandhi continuou:

    "A vida me ensinou que:
    1 - as pessoas são amigáveis, quando eu sou amável;
    2 - as pessoas são tristes, quando eu estou triste;
    3 - todos me querem, quando eu os quero;
    4 - todos são maus, quando eu os odeio;
    5 - há rostos sorridentes, quando eu sorrio para eles;
    6 - há faces amargas, quando eu estou amargo;
    7 - o mundo está feliz, quando eu estou feliz;
    8 - as pessoas ficam enojadas (enjoado), quando eu estou enojado(enjoado);
    9 - as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva;
    10 - as pessoas são gratas, se eu sou grato".

    DAQUI PARA FRENTE NÃO SEI SE É DE GANDHI, ou reflexão anexa, mas é muito boa também.

    "A vida é como um espelho; tudo o que vejo é o próprio reflexo":
    1 - Se você sorri para o espelho, ele me devolve um sorriso;
    2 - A atitude que eu tome perante a vida, é a mesma que a vida vai tomar perante mim;
    3 - Quem quer ser amado, tem que amar primeiro;

    Não complique as coisas; elas são simples assim:
    Estranhas? Chama!!!
    1 - Queres ver alguém: Convida-o;
    2 - Queres que te compreendam? Explica de novo e seja paciente;
    3 - Tens dúvidas? Pergunte!
    4 - Não gostas de algo? Deixa-o de lado;
    5 - Gostas de algo? Cuida bem dele;
    6 - Tens metas? Cumpra-as!;

    ESTAR VIVO NÃO É MESMO QUE VIVER!
    A VIDA NÃO SÃO OS ANOS; A VIDA SÃO QUE FORMAM O DIA; O DIA TU O MERECES. VIVA-O DA MELHOR MANEIRA. SÓ UM ESTÁ CRIANDO A IMAGEM E PODES FAZER QUE O QUE V~ES EM DESEJO MELHORE A VONTADE COM AÇÕES. NUNCA MELHORARÁS SEM QUE TU FAÇAS ACONTECER".

    Lhe desejo um ótimo e abençoado dia, mas lembre-se, DEPENDE DE VOCÊ.

    + Guilherme Antonio Werlang

    ResponderExcluir
  9. ANTIGO CAFÉ OURO LAGES-SC

    A construção da edificação onde se instalou o café ouro teve início em 1936, localizada no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho em uma das esquinas mais importantes do centro de Lages. É um prédio composto de dois pavimentos onde o térreo era destinado além do Café, à lojas e o segundo pavimento seria ocupado por escritórios.

    É um exemplo do período art déco (Estilo Puro e luxuoso, uso de formas geométricas, design abstrato...) que agrega uma forma concisa, reforçando com cimalhas horizontais e através de frisos geometrizados, definindo a esquina.

    O café ouro foi um importante ponto de comércio que fazia parte do cotidiano dos lageanos e igualmente um ponto relevante de convergência de pessoas que habituavam atualiza-se neste recinto, onde trocavam experiências debatendo politicamente.

    Após o fechamento do estabelecimento, o local foi substituído por farmácia.

    E se a edificação do Café ouro fosse tombada? O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.

    Assim, o tombamento dessa edificação hoje em dia não é mais viável em relação ao café pois já foi descaracterizado, poderia ser se fosse em relação ao art déco.

    O intuito desse nosso trabalho é lembrar a importância e o que o Café representou aos lageanos.

    Acadêmicas: @nadine_oliviecki
    @andressacaneppele

    ResponderExcluir
  10. Francisco Silva
    5 d ·
    Perguntei e o poeta Tagore respondeu:

    Sinto-me inquieto, sedento de coisas longínquas,
    e minha alma voa com desejo de tocar a margem
    obscura da distância. Ó Imenso-Além, tua flauta me
    chama com insistência! Eu me esqueço, eu sempre me
    esqueço de que não tenho asas para voar; eu me esqueço
    de que estou eternamente preso nesse minúsculo ponto.

    Sinto-me ansioso e insone, como estrangeiro em
    terra estranha. Teu alento vem a mim, sussurrando
    uma esperança impossível, em linguagem que meu
    coração entende como sua. Ó Longínquo-Segredo, tua
    flauta me chama com insistência! E eu me esqueço,
    eu sempre me esqueço de que não conheço o caminho;
    eu me esqueço de que não tenho um cavalo com asas.

    Sinto-me indiferente, peregrinando em meu
    próprio coração. Que imensa visão de ti se levanta no
    céu azul, em meio à ensolarada névoa das horas lânguidas!
    Ó Derradeiro-Fim, tua flauta me chama com insistência!
    E eu esqueço, eu sempre me esqueço de que todas
    as portas da casa em que moro solitário sempre estão fechadas.

    TAGORE, Rabindranath. Poesia mística: lírica breve. São Paulo: Paulus, 2003. ( O Jardineiro, p. 90, n. 5

    ResponderExcluir
  11. Educação Contagiante....Nada como ter um objetivo concreto para motivar o aprendizado!
    Entrei em contato com um especialista em alfabetização, José Pacheco, e ele me deu uma dica para começar a brincar com minha filha. Perguntei a ela em quais objetos da casa ela queria colocar o nome. Fomos escrevendo cada palavra em papel pequeno e ela foi colando pela casa. No dia seguinte, tirei 3 papéis e pedi para ela colocar de volta. Ela olhou para o primeiro papel, olhou para mim e disse:
    - Não sei ler, papai.
    - Mas você tem o alfabeto colado ali na parede da sala. Vamos lá olhar?
    - SIM!!!
    Ela identificou a primeira letra, e colocou o dedinho sobre ela. Eu comecei a cantar A, B, C, D, E, F, G...
    Quando paramos na letra, ela fez o som da letra. Depois olhou a segunda letra, juntou as duas, correu e colou o papel no lugar certo. Assim ela já acertou 6 palavras.

    Educação é algo lindo demais! Infelizmente ainda existem pessoas que acham que o professor não é importante na educação. Pelo contrario! O professor como orientador ou tutor do aluno é importantíssimo, como ficou claro neste relato, mas não é dando aula. O professor precisa instigar a curiosidade! Precisa fomentar o desejo de aprender.
    Contudo, as escolas insistem em deixar os professores sozinhos em sala, com mais de 20 alunos, sem livros ou internet. Como mostrar aos alunos do século XXI como se aprende no modo século XXI? O que resta aos professores é dar aula e mais aula...

    O resultado está aí. Os adultos batendo cabeça porque não sabem usar tecnologia, os professores achando que precisam CRIAR CONTEÚDO como se fossem youtubers, gastando tempo e energia, pouca eficiência e baixa autonomia dos alunos.

    Tomara que esse vírus imploda a educação do século XIX que ainda existe.

    03/05/2020
    Este post viralizou e me vi obrigado a criar uma página para continuar compartilhando com vocês outras coisas que me motivam a ser um educador. Recebi mensagens de todo canto do mundo pedindo que eu continue inspirando outras pessoas. Visite a página Educação Contagiante (https://www.facebook.com/educacaocontagiante)

    ResponderExcluir
  12. Após o tratamento de quimioterapia, pode levar anos até que você se sinta bem novamente. Com os efeitos colaterais da quimioterapia e/ou radioterapia, você nunca estará 100% porque seu sistema imunológico enfraquece com eles. Todo esse processo arruína casamentos, família e amizades. Porque você não é o mesmo depois do câncer e dos tratamentos.
    Nos momentos mais difíceis, você sabe quem são seus verdadeiros amigos ou pessoas que gostam de você.
    Infelizmente, tal como a maioria das amizades, os amigos do Facebook vão deixá-lo no meio do caminho. Eles querem postar umas curtidas nas histórias, mas não leem a sua mensagem, quando veem que é longa.
    Mais da metade para de ler. Alguns podem já estar no próximo post no feed de notícias.
    Decidi publicar este post em apoio a parentes e amigos que lutam ou lutaram contra esta terrível doença.
    Agora estou focando em quem dá seu tempo para ler este post até ao fim...LAUVIR JOSE RIBEIRO,JORNALISTA.

    ResponderExcluir