sexta-feira, 29 de novembro de 2019

MARONIL EM SEU ATELIER


7 comentários:

  1. O Julgamento contra Galileu Galilei (1564), "o pai da ciência moderna"
    Em 12 de abril de 1633, o cientista italiano Galileo Galilei compareceu, aos 69 anos, perante o Santo Ofício, a Inquisição Romana, para perceber um livro que tinha publicado um ano atrás, o Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, em que defende o modelo heliocêntrico proposto por Copérnico, no qual a terra e os planetas giram ao redor do sol, e ridiculiza o geocentrismo, que coloca a terra no centro fixo do universo e que é baseado na física aristotélica e, acima de tudo, no modelo ptolemaico, o que melhor se encaixava com as Escrituras sagradas.
    Em 22 de junho de 1633, Galileo foi obrigado a pronunciar de joelhos a abjuração da sua doutrina perante a comissão de inquisidores, sob as ordens do Papa Urbano VIII, que tinha sido seu amigo.
    O dramático episódio da abjuração de Galileo, um confronto entre a religião e a ciência, ocorreu em uma sala do convento dominico de Santa Maria sopra Minerva, em Roma. A inquisição queria que Galileo se retractasse e considerasse seu modelo uma simples hipótese matemática. A pena foi comutada e foi condenado a viver em prisão domiciliária até à sua morte, em 1642, ano em que nasceu Isaac Newto

    ResponderExcluir
  2. João Martins
    7 h ·
    O Perigo do COVID-19 🦠🦠
    Falam de respiração ou ventilação artificial, mas tem muita gente que não tem a mínima ideia do que se trata.
    Não é uma máscara de oxigênio posta na boca enquanto você fica deitado pensando em sua vida.
    A ventilação é invasiva para o COVID-19, é uma entubação que é feita sob anestesia geral e que consiste em ficar 2 a 3 semanas sem se movimentar, muitas vezes de cabeça para baixo (decubitus ventral) com um tubo enterrado na boca até a traquéia e que lhe permite respirar ao ritmo da máquina a que está conectado.
    Você não pode falar nem comer nem fazer nada de forma natural.
    O incômodo e a dor que sente precisam da administração de sedativos e analgésicos para garantir a tolerância ao tubo durante o tempo que o paciente precisar da máquina para respirar, tudo isso durante um coma artificial.
    Em 20 dias deste "tratamento suave" em um paciente jovem a perda de massa muscular é de 40 % e a reabilitação será de 6 a 12 meses, associado a traumatismos da boca ou até mesmo das Cordas vocais, uma dor sem tamanho.
    Isso se o tempo de internação não for longo demais e o tubo tiver que ser retirado para fazer uma traqueostomia.
    😢📌Ficou chocado ???
    Então se cuida muito! Pq o cuidado precisa vir de cada um de nós 👀👀👀
    Transcrevi de J.Oneda.

    ResponderExcluir
  3. DOROTHY MAE STANG>>>Defensora de uma reforma agrária justa, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica.

    Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu, a Escola Brasil Grande.

    Em 2004, recebeu premiação da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará) pela sua luta em defesa dos direitos humanos. Em 2005, foi homenageada pelo documentário livro-DVD ‘Amazônia Revelada’.

    Por seu trabalho, era constantemente ameaçada, mas nunca se deixou intimidar. Pouco antes de ser assassinada, declarou: “Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar”.

    Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com seis tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu (PA).

    O fazendeiro Vitalmiro Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do crime, foi condenado a 30 anos de prisão.

    ResponderExcluir
  4. MARIELLE FRANCO...Me lembro que sua primeira medida foi propor um projeto para que as creches municipais atendessem também à noite. Ela sabia a hora que mães periféricas chegavam em casa. Pensei: “valeu meu voto”.

    Marielle se foi. Sabe quantas fotos de Marielles mortas eu vejo todos os dias? Dezenas, de todos os ângulos, compartilhadas pelas redes, imagens com legendas como “toda furada”. A banalidade do mal. Por causa do trabalho eu vejo corpos – ou pedaço de corpos – diariamente, nesse Rio de Janeiro ocupado, usado por gente como os políticos que decidiram intervir nele militarmente apenas como cavalo de batalha eleitoral.

    38 anos. Minha idade. Marielle tinha muita vida pela frente. Vai fazer muita falta. Falta para família, amigos, para a política do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. CHICO MENDES...Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes como tornou-se conhecido, foi um seringueiro ambientalista, sindicalista e ativista político que acabou se tornando referência na luta pelo meio ambiente no mundo. Devido à defesa dessas causas, Chico Mendes acabou sendo assassinado em 1988 por donos de terras opositores à sua luta.

    Chico Mendes defendia uma reforma agrária que possibilitasse aos extrativistas e seringueiros a geração de renda sem a devastação ambiental, capaz de gerar o uso sustentável dos recursos.

    Entre 1987 e 1988, Chico Mendes foi premiado por seu ativismo, recebendo o Global 500 da Organização das Nações Unidas (ONU), na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos, entre tantos outros prêmios, institutos e memoriais foram criados como reconhecimento do seu legado.

    Inicialmente, a luta de Chico Mendes focava na preservação das seringueiras. No entanto, o ativista acabou se conscientizando sobre a importância das florestas e matas e a respeito da necessidade da conservação ambiental para a sociedade.

    “No começo, pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.”

    Em 22 de dezembro de 1988, um tiro de espingarda disparado em Xapuri, no interior do Acre, ecoou por toda a Amazônia. Estirado no pátio de casa, assassinado a mando de fazendeiros, o seringueiro e sindicalista Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, aos 44 anos, converteu-se em mártir da causa ambientalista, chamou a atenção do mundo inteiro para a proteção das florestas e promoveu o debate ecológico no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. José Cristóvão Batista
    2 d ·
    REFLITA, POR FAVOR!!
    "Eu tenho usado máscara em todos os lugares onde vou, desde março, quando essa coisa toda começou.
    Não consigo entender como o fato de se preocupar com os outros para o bem comum agora está sendo ridicularizado por alguns que estão chamando isso de “viver com medo”...
    Quando uso uma máscara sobre o nariz e a boca em público e em lojas, supermercados, farmácias, escritórios e demais locais, quero que entendam o seguinte:
    📷 Tenho educação suficiente para saber que posso ser assintomático e ainda assim transmitir o vírus a você.
    📷 Não, eu não “vivo com medo” do vírus; só quero ser parte da solução, não do problema.
    📷 Se pudéssemos nos colocar no lugar dos outros, o mundo inteiro seria um lugar muito melhor. Isso se chama EMPATIA.
    📷 Usar máscara não me deixa fraco, assustado, estúpido ou mesmo “controlado”. Isso me torna carinhoso e responsável.
    📷 Quando você pensar sobre sua aparência, desconforto ou opinião de outras pessoas sobre você, imagine um ente querido - um filho, pai, mãe, avô, tia, tio ou até mesmo um estranho - colocado em um respirador, sozinho, sem você ou qualquer família membro autorizado ao lado da cama.
    Pergunte a si mesmo se você poderia tê-los ajudado um
    pouco usando uma máscara.
    Copiei e postei pois faço destas as minhas palavras!"do AmigoJ C Batista.

    ResponderExcluir
  7. Brasil
    Casos
    8.105.790
    Óbitos
    203.100
    Incidência/100mil hab.
    3857,2
    Mortalidade/100mil hab
    96,6
    Atualização
    10/01/2021 19:30

    ResponderExcluir