quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SURREALISMO DE MARONIL - ARTISTAS DO BRASIL - RASCUNHOS


3 comentários:

  1. Rascunhos de Maronil...Ando por lugares não marcados pelos mapas...de repente tudo é avesso e eu descubro que o avesso que é o certo.

    ResponderExcluir

  2. Artistas locais são temas da Mostra de Artes da Secretaria de Educação
    “Muitas vezes as escolas trabalham artistas de fora, como Van Gogh, Picasso, e deixam os locais de fora. Por isso trouxemos essa proposta, para valorizar nossa história.
    —  Terezinha Ataíde
    17/11/2015 18:41
    Artistas locais são temas da Mostra de Artes da Secretaria de Educação Praticamente todas as escolas municipais do ensino fundamental participam (Foto: Sandro Scheuermann)

    Grandes nomes da arte da região serrana, como o pintor e escultor Malinverni Filho, as artistas plásticas Katja Volkert, Marlene Palhano, Rosa Werner e Ângela Waltrick, o pintor surrealista Maronil Martins e os escultores Alfeu Varela e José Cristóvão Batista foram inspiração para a terceira Mostra de Artes da Secretaria de Educação. Os trabalhos e releituras de todos os alunos participantes estão em exposição no ginásio do Centro de Artes e Esportes Unificados, a praça do CEU, localizada ao lado do Jones Minosso. A Mostra está aberta para visitação de estudantes e comunidade até quinta-feira (19) durante todo o dia.

    Praticamente todas as escolas municipais do ensino fundamental participam, trazendo um pouco de sua realidade e a interpretação pessoal de cada aluno sobre os grandes artistas serranos. Foram meses de pesquisas e trabalhos em campo, inclusive com visitações a museus, monumentos e ateliers dos artistas, que abriram suas portas aos estudantes, para que eles pudessem vivenciar de perto o ambiente de criação de cada um deles. “Muitas vezes as escolas trabalham artistas de fora, como Van Gogh, Picasso, e deixam os locais de fora. Por isso trouxemos essa proposta, para valorizar nossa história”, diz a coordenadora Terezinha Ataíde.



    Contato direto

    Os alunos da Emeb Aline Giovana Schimdt, do bairro Guarujá, visitaram o atelier de Marlene Palhano e descobriram seu amor pelos gatos, que até lhe rendeu um livro, lançado este ano. Os gatos abstratos da artista tiveram releituras criadas pelos estudantes. “As crianças ficaram impressionadas com as obras, inspiradas nos dois gatos que Marlene tem em casa, o Van e o Gogh, em homenagem ao pintor. Muito interessante eles pesquisarem sobre os artistas e ainda ter a oportunidade desse contato com eles, pois na maioria das vezes estudávamos sobre pintores de outros países ou até que já morreram”, conta a professora de artes visuais Gisele Neto.

    O professor Anderson Barros focou sua exposição principalmente nas obras surrealistas de Maronil. “Procuramos mostrar aos alunos de que forma esses artistas contribuíram para a cultura local e que eles podem ser tão bons quanto os famosos. Partindo daqui, que é o berço deles, poderão compreender melhor a arte em outras partes do mundo”, comenta.



    Alunos participam de oficinas

    Artistas locais foram convidados para ministrarem oficinas de arte aos alunos. Além de conhecerem a história de vida por trás daquelas obras, eles puderam aperfeiçoar seus desenhos, as criações em cima do tema e a ter mais intimidade com o pincel e técnicas com colagens e texturas.

    Nesta terça-feira (17) foi a vez da artista plástica Katja Volkert, que focou no tema araucárias, bastante presentes em suas obras. “As oficinas são voltadas ao desenvolvimento da criatividade das crianças, mas principalmente incentivando os novos talentos. Temos muitos jovens talentosos nas escolas e na comunidade, seja na dança, na música ou nas artes plásticas, e às vezes não existem estímulos necessários para que desenvolvam seu trabalho”, diz Katja.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Silva
    18 de janeiro de 2021 ·
    OXFORD: Quase MIL anos de História. Milhões de pesquisas chanceladas. Milhares de pesquisas com Qualys A. Opera a maior editora Universitária do Mundo. Em seus quadros, já teve 30 prêmios nobel. Berço de Stephen Hawking.
    FIOCRUZ: Mais de CEM anos de História. Berço do gênio reconhecido internacionalmente Oswaldo Cruz. Em 1964, seus cientistas tiveram seus direitos políticos cassados. Primeira instituição da América Latina a isolar o vírus HIV. Uma das instituições que melhor decifra genomas no PLANETA.
    SINOVAC: Mais de 20 anos de História. Estuda e fabrica vacinas Healive (hepatite A), Bilive (hepatite combinada A e B, Anflu (gripe), Panflu (H5N1) e PANFLU.1 (H1N1). Também atua no desenvolvimento de uma vacina contra a encefalite japonesa.
    BUTANTAN: Mais de CEM anos de História. Considerado um dos principais centros científicos do MUNDO. Referência Mundial em soros antiofídicos, vacinas para pneumonias bacterianas, dengue e zika. Berço de Vital Brasil.
    PFIZER: Mais de 150 anos de História. Pioneira na fabricação de antibióticos. Possui portfólio com cerca de 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o tratamento de diversas doenças. Abriga MILHARES de cientistas focados no desenvolvimento de novas terapias para doenças cardiovasculares, do Sistema Nervoso Central, Câncer, Aids, entre outras.
    BIONTECH: Mais de 20 anos de História. Desenvolve sobretudo tecnologias e medicamentos para imunoterapia individualizada de câncer. Especialista em RNA, células e genes, proteínas (celulares) e moléculas pequenas (nanomoléculas).
    Movimento ANTI-VACINA: Formados no whatsapp, com Mestrado no Facebook e Doutorado no Instagram.
    Copie e cole, vamos disseminar informação e acabar com essa ignorância que quer dominar nosso país! Não ao negacionismo ou minimização da gravidade da pandemia! #VacinaPraTodosJá #vacinasim #cienciasalvavidas

    ResponderExcluir