sexta-feira, 18 de novembro de 2016

SURREALISMO DE MARONIL - ARTISTA PLASTICO DO BRASIL


2 comentários:

  1. Surrealismo
    1. Mapa estrutural Surrealismo - Contexto histórico - Definição, metodologia, propostas e filosofia - Categorias: - Artes Plásticas (principais obras e artistas) - Literatura - Teatro e Cinema - Surrealismo no Brasil - Conclusão
    2. Contexto histórico
    3. Contexto histórico  Fim da Primeira Guerra Mundial; a Europa vive um período de instabilidade política, social e ideológica.  Revolução Russa, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado.  Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade.  Manifestações artísticas surgem como novas alternativas dentro de um mundo angustiado com a guerra, que foi de muitas batalhas e mortes.
    4. Contexto histórico  Num ambiente totalmente fragilizado, aparece o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturador de toda a idéia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade.
    5. O que é o Surrealismo?
    6. O que é Surrealismo  O surrealismo foi um movimento artístico fundado na França, pelo poeta André Breton, na década de 1920.  Propunha o automatismo puramente físico, através do qual se pretendia expressar, verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento.
    7. O que é Surrealismo Definição:  O termo “surrealismo” foi tomado da obra de Apollinaire, e significava uma “arte que ultrapassava as aparências, desobrigada da fidelidade para com o real” ou simplesmente um termo que representasse o “ alem do real”.
    8. O que é Surrealismo METODOLOGIA •ARTES PLASTICAS: colagem, frottage, decalcomania. •LITERATURA: escrita automática. GERAL: associação livre, automatismo, abordagem intelectual coletiva, colocação de objetos familiares em novos contextos.
    9. O que é Surrealismo Filosofia: “ A criatividade deveria se alimentar aos níveis mais profundos do inconsciente, dos sonhos e alucinações e a mesmo tempo excluir o pensamento racional. Era preciso banir a razão, o gosto e a vontade consciente do processo criativo.”

    ResponderExcluir
  2. Artista lageano é único catarinense homenageado com a Medalha Cultural Salvador Dali

    A Medalha Cultural Salvador Dali é concedida pela Academia Niteroiense de Belas Artes. O evento de entrega ocorreu no último dia 25, e o artista plástico lageano Maronil Marcos Martins foi um dos homenageados com a comenda. O único representante de Santa Catarina foi selecionado por conta da sua arte surreal. Foi destaque no estado com a primeira colocação e a quinta posição entre os artistas do país nesse estilo, conforme a Academia.

    Essa medalha é entregue a artistas plásticos, poetas, escritores e personalidades do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil. Para estar entre os homenageados, a Academia faz uma busca minuciosa de informações em órgãos e instituições públicas onde o artista tenha feito exposição de seus trabalhos. Neste caso, não contam os espaços particulares dedicados à mostra das obras.

    Durante 13 anos, Maronil participou de três exposições coletivas com a Associação Planaltina de Artistas Plásticos na Fundação Cultural de Lages e outras quatro vezes individualmente. “Esse é o retorno do apoio dado à cultura e a nós artistas. Com isso, podemos levar o nome de nossa cidade para muito longe”, agradece Maronil.

    Para o superintendente Mauricio Neves de Jesus é importante esse tipo de motivação. “ A exemplo de Maronil, temos aqui grandes artistas que merecem todo esse reconhecimento. É objetivo da Fundação apoiá-los sempre que possível”, destaca.

    A história de Maronil

    Atuou no Corpo de Bombeiros por cerca de 30 anos. A partir das vivências profissionais, decidiu transformar as imagens de tragédia, dores, sofrimentos e horrores que via diariamente em arte. Seguidor do surrealismo, e muitas vezes chamado de louco, Maronil expõe seus trabalhos há 15 anos. Além de temas como a loucura, o inferno, o desespero e a angustia, o cabo aposentado retrata em suas telas as lendas e tradições serranas.

    Texto e fotos: Fundação Cultural de Lages

    ResponderExcluir