Maronil Martins, aposentado nascido em Lages, SC, é um artista surrealista brasileiro. Foi influenciado por tragédias, incêndios e acidentes q vivenciou como bombeiro militar e começou a fazer arte surreal. Fez várias exposições na Fundação Cultural de Lages, Circuito Cultural do SESC, entre outras. Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil. Ganhador da Medalha Cultural Salvador Dali do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A LENDA DA SERPENTE DO TANQUE.... DIZ A LENDA QUE UMA GURIA FICOU PRENHA [GRAVIDA], SÓ QUE NAQUELE TEMPO ERA VERGONHA, ENTÃO PARA ESCONDER, JOGOU A CRIANÇA NO TANQUE, O TANQUE ERA O LUGAR ONDE SE LAVAVA AS ROUPAS DOS CORONEIS E SEUS FAMILIARES E ONDE OS TROPEIROS PARAVAM PARA DAR AGUA AOS ANIMAIS, CAVALOS E MULAS, TROPEIROS ESSES QUE VINHAM DO RIO GRANDE DO SUL, PASSAVAM POR LAGES E SEGUIAM VIAGEM PARA PIRACICABA - SP. ESTRANHAMENTO, A CRIANÇA JOGADA NO TANQUE NÃO MORREU, SE TRANSFORMOU EM UMA SERPENTE. A CABEÇA DA SERPENTE FICA NA CATEDRAL E A CAUDA NO TANQUE E NO PERCURSO DO RIO CARAH. NOSSA SENHORA A PADROEIRA DA CIDADE, CIENTE DO CRIME HORRÍVEL PRATICADO PELA MAE, PRENDEU COM SEUS PES A CABEÇA DA SERPENTE. NO DIA EM QUE A SANTA TIRAR O PE DA CABEÇA DA SERPENTE, LAGES VAI VIRAR EM ÁGUA. COINCIDENTEMENTE, NO DIA EM QUE A SANTA É RETIRADA EM PROCISSÃO DA CATEDRAL CHOVE TORRENCIALMENTE. ESSA É A LENDA DA SERPENTE DO TANQUE DE LAGES SANTA CATARINA
ResponderExcluirINOVADOR VIDAL RAMOS JÚNIOR
ResponderExcluirO Ensino Médio Inovador é uma modalidade de ensino que foi instituída na EEB Vidal Ramos Junior - Lages – SC, em 2013, substituindo o Projeto Ensino Médio Integral do ano de 2012. O objetivo é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes e as demandas da sociedade contemporânea.
No ano de 2013 tivemos quatro turmas de primeiro ano com 30 alunos e uma turma de segundo ano com 25 alunos. Em 2014 possuímos 03 turmas de 1º ano com média de 30 alunos, 01 turma de 2º ano com 23 e 01 turma de 3º ano com 11 alunos. Agora em 2015 estamos somente com uma turma de 2º ano
Os alunos ficam na escola todas as manhãs e na segunda, quarta e quinta-feira permanecem durante o dia todo. Além de disciplinas obrigatórias os alunos do EMI desenvolvem atividades diversificadas no momento da inserção social que tem uma grande associação entre a teoria e prática, com ênfase na interdisciplinaridade e aulas práticas e experimentais, desenvolvidas em laboratórios e oficinas, além de valorização da leitura em todas as áreas do conhecimento e de garantia de formação cultural ao aluno. Também é promovido na escola momentos de convivência entre todos os alunos onde são oferecidas várias atividades de lazer e descontração.
MARCADORES
Ramos Junior
ResponderExcluirDOMINGO, 8 DE SETEMBRO DE 2013
Surrealismo de Maronil
Alunos do Inovador tiveram a honra de ter uma palestra com o Artista Surrealista o lageano, Marcos Martins Maronil, contou de onde vem a inspiração para criar suas obras.
Marcos Martins Maronil , nascido em Lages, Santa Catarina, em 1961, é um artista surrealista brasileiro.
Inicialmente Bombeiro militar, que em decorrência das tragédias, incêndios e acidentes vivenciados começou a fazer arte surreal
Entre seus temas preferidos no surrealismo estão: loucura, limbo, filogenia e demonologia
Nos últimos dez anos fez várias exposições, individuais e coletivas, na Fundação Cultural de Lages1 , Circuito Cultural do SESC, Espaço Cultural da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Museu Malinveni Filho, Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb), entre outras.
Escolhido pelos curadores do Tela Digital com o documentário curta audiovisual “Arte Surreal”, fazendo parte do acervo do TV Brasil.
Centro Educacional Vidal Ramos Junior
Abaixo dois vídeos com um pouco mais de suas obras.
Bombeiro militar que em decorrência das tragédias e incêndios começou a fazer telas de arte surreal
Postado por Inovador Vidal Ramos Junior às 15:20
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
Marcadores: Artes
Nenhu
http://www.clmais.com.br/informacao/43811/crian%C3%A7as-fazem-releitura-de-tela-de-maronil
ResponderExcluir